quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Informática Aplicada a Saúde

Um erro comum entre os estudantes e os profissionais de TI é considerar o estudante e profissional da área de saúde um completo ignorante com relação à tecnologia. É fato que eles possuem menos domínio na área, mas não significa que não possuem nenhum conhecimento.

Nos cursos de saúde existe uma disciplina chamada Informática aplicada à saúde, que possui o propósito de capacitar os estudantes da área para o uso da tecnologia. Mas na realidade não é bem isso que acontece na maioria das vezes. O que realmente é visto, são dicas de formatação no Word, Excel e outros programas básicos (em sua maioria do Windows).

Em minha opinião, o que deveria ser mostrado nesta disciplina são os diversos softwares existentes para cada área e se possível ensinar aos acadêmicos a utilização de cada um. Para a Fisioterapia, por exemplo, existem softwares que auxiliam na anamnese do paciente, softwares que fazem TFM (Teste de Força Muscular), até softwares que simulam pacientes com doenças cardiovasculares e os possíveis tratamentos escolhidos.

Infelizmente a segregação é imensa. Se as duas áreas (saúde e informática) passassem a trabalhar juntas com maior freqüência, os benefícios para a população seriam imensuráveis. Um caso clássico para ilustrar minhas palavras é o do portador de um severo comprometimento motor, que com ajuda da fisioterapia e de softwares como o BRAIN (um programa que além de possibilitar a comunicação através de qualquer sistema de comunicação gráfico-visual e redação de textos, permite um bom controle do ambiente pelo usuário, que pode ligar um aparelho de TV, rádio, acender a luz, abrir um trinco de porta, atender telefone, etc.) e de pranchas computadorizadas, conseguiu sua independência, podendo frequentar a faculdade e hoje estar empregado.
Uma proposta de melhoria para ambas as áreas seria o trabalho em conjunto, como as equipes multidisciplinares que existem na área de saúde, pois a mesma ainda possui uma grande carência de softwares e equipamentos. E a área de TI possui recursos e pessoal capacitado nessas ferramentas. Ambos sairiam ganhando.

Um comentário:

  1. ola amiguinha gostaria de trocar ideias com você adorei seu blog estou fazendo um também e gostaria de publicar uma especie de entrevista com você no meu blog que fala de tecnologia e entretenimento.
    obrigado pela atenção aguardo contato.
    lunnytecnologia@hotmail.com

    ResponderExcluir